17 de março de 2014
0 comentários

Sobre a história da páscoa...

01:11:00
Neste post gostaria de convidá-los a refletir um pouco sobre a história páscoa verdadeira. A primeira notícia sobre a comemoração da páscoa deu-se no antigo Egito quando ali os israelitas estiveram como escravos sob o julgo de faraó por quase 450 anos. Segundo a Bíblia, Moisés líder dos hebreus, recebeu diretamente de Deus todas as informações sobre como celebrar a páscoa.

Se a páscoa foi instituída por Deus, nada melhor que saber o que Deus queria ensinar à humanidade sobre a importância dessa comemoração. Pensando no sofrimento dos hebreus sob a escravidão egípcia, Deus interveio enviando Moises para libertá-los. Após muitas conversações, Faraó se mantinha irresoluto em sua decisão de continuar com sua política escravagista. Mas na noite da celebração da páscoa a os hebreus ficariam livres. Aqui já temos a primeira idéia da páscoa: a libertação. Entretanto Deus queria ensinar à humanidade algo sobre a nossa necessidade de redenção através de sangue. Então o primeiro elemento da páscoa foi um cordeiro sem defeito, macho de um ano o qual foi sacrificado naquela noite e o seu sangue foi passado nos umbrais das portas das casas dos hebreus. Deus havia avisado: a casa que não houvesse a marca do sangue haveria morte. Bom, pelo que se sabe nenhum israelita deixou de obedecer estas palavras e assim não houve mortandade nos lares dos israelitas. Melhor dizendo, não morreu nenhum dos primogênitos dos hebreus. Detalhes dessa história podemos encontrar na Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 12.

imagens da páscoa
Mas o que Deus queria que aprendêssemos na essência dessa comemoração? Aquele cordeiro era realmente uma forte simbologia de Jesus Cristo, o qual um dia seria enviado ao mundo para ser sacrificado em favor da humanidade: o Messias prometido no Antigo Testamento! 

Quando Jesus se manifestou em Israel anunciando o reino de Deus, muitos duvidaram de seu ministério e de sua messianidade. Mas João Batista fez uma confissão histórica a respeito de Jesus. Esta passagem está registrada assim: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1.29) O que João queria comunicar ao povo com esta declaração? Que Jesus é simplesmente o cumprimento da páscoa instituída por Deus no Antigo Testamento! Ele veio ao mundo para libertar a todos do poder da escravidão do pecado. A tantos quantos crêem em sua mensagem tornam-se novas criaturas libertas. Por esta razão Paulo escreveu aos coríntios: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." (Coríntios 5. 7) A páscoa deve ser lembrada com muita gratidão a Deus porque ele é o nosso libertador. Gostaria de saber mais Saiba mais sobre o significado da pascoa?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top